Portugal regista um dos maiores agravamentos no número de jovens NEET (jovens que nem trabalham, nem estudam) entre os países europeus. Segundo dados publicados pelo Eurostat, 17,5% dos jovens entre 20 e os 24 anos em 2015 não estava a trabalhar, a estudar ou em formação.
É um problema sentido ao nível da União Europeia, em que 17,3% da população dessa faixa etária encontram-se nessa situação. As maiores percentagens observam-se em Itália (31,1%) e Grécia (26,1%). Do outro lado do espetro, os valores mais baixos pertencem à Holanda (7,2%) e Luxemburgo (8,8%). Este indicador pode ser mais importante para analisar as dificuldades deste grupo etário do que a taxa de desemprego (que conta, por exemplo, com estudantes que procuram trabalho).
No intuito de contrariar esta realidade, a EDIT VALUE Consultoria Empresarial, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Universidade do Minho fazem parte de um consórcio europeu que está a desenvolver o projeto “dualTRAIN - Building a Sustainable Approach to the Dual Vocational Training System in Portugal, Spain and Germany”, o qual tem como objetivo contribuir para combater o desemprego jovem através da implementação do ensino dual (que combina uma formação prática nas empresas com ensino profissional) em Portugal e Espanha. Mais informações em www.dualtrain.eu.