18 agosto, 2016

Portugal é um dos países onde mais cresceu número de jovens NEET


Portugal regista um dos maiores agravamentos no número de jovens NEET (jovens que nem trabalham, nem estudam) entre os países europeus. Segundo dados publicados pelo Eurostat, 17,5% dos jovens entre 20 e os 24 anos em 2015 não estava a trabalhar, a estudar ou em formação.

É um problema sentido ao nível da União Europeia, em que 17,3% da população dessa faixa etária encontram-se nessa situação. As maiores percentagens observam-se em Itália (31,1%) e Grécia (26,1%). Do outro lado do espetro, os valores mais baixos pertencem à Holanda (7,2%) e Luxemburgo (8,8%). Este indicador pode ser mais importante para analisar as dificuldades deste grupo etário do que a taxa de desemprego (que conta, por exemplo, com estudantes que procuram trabalho).

No intuito de contrariar esta realidade, a EDIT VALUE Consultoria Empresarial, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Universidade do Minho fazem parte de um consórcio europeu que está a desenvolver o projeto “dualTRAIN - Building a Sustainable Approach to the Dual Vocational Training System in Portugal, Spain and Germany”, o qual tem como objetivo contribuir para combater o desemprego jovem através da implementação do ensino dual (que combina uma formação prática nas empresas com ensino profissional) em Portugal e Espanha. Mais informações em www.dualtrain.eu.