19 maio, 2016

Sistemas de apoio do Portugal 2020: Calendário de concursos


O Portugal 2020 apresenta-se para o nosso país como um instrumento passível de permitir ao tecido empresarial português um salto qualitativo no seu crescimento, desenvolvimento e competitividade, se baseado nos vetores do conhecimento, da tecnologia e da inovação. Durante o período 2014-2020, Portugal vai beneficiar de 25 mil milhões de euros para estimular o crescimento e a criação de emprego prosseguindo a Estratégia Europa 2020, alinhada com os princípios do Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo.

No sistema de Incentivos do Portugal 2020 encontram-se disponíveis programas para investimentos: em I&D - Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, de forma a criar novos conhecimentos, promover o desenvolvimento de projetos de I&DT entre as empresas e entidades do SCT - Sistema Científico e Tecnológico; em Inovação Empresarial e Empreendedorismo, de forma a promover a produção de novos bens, serviços e processos que suportem a progressão na cadeia de valor e a orientação para os mercados internacionais; e, em Qualificação e Internacionalização de PME tendo em vista a promoção da competitividade das PME através de uma intervenção no domínio dos fatores dinâmicos/imateriais de competitividade.

Os prazos de candidatura para os projetos de “I&D Empresarial” projetos individuais acontecerão entre julho e setembro e os projetos em co-promoção irão decorrer entre outubro e dezembro. Os projetos “Núcleos I&D” projetos individuais terão início em julho. Por seu lado, as candidaturas para os “Vale I&D” e “Vale Empreendedorismo” terão início em junho e fim em setembro. No caso do “Vale I&D” e do “Vale Internacionalização”, o seu início está previsto para o mês de outubro.

As candidaturas para os projetos individuais do sistema de apoio “Qualificação PME e Internacionalização PME” terão início em julho, enquanto que as candidaturas aos projetos de “Inovação Produtiva (PME e não PME)” e “Empreendedorismo Qualificado e Criativo” irão abrir já no próximo mês de junho.

Mais informações em www.portugal2020.pt.