15 outubro, 2015

Portugal 2020: Candidaturas abertas Internacionalização de PME e Qualificação de PME (Projetos Conjuntos)


Encontram-se a decorrer as candidaturas aos projetos conjuntos do eixo Qualificação e Internacionalização de PME - Pequenas e Médias Empresas. O programa relacionado com a Internacionalização visa reforçar a capacidade empresarial das PME para a internacionalização permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional, através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados. Por sua vez, o programa relacionado com a Qualificação propõe-se reforçar o desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação.

Os beneficiários dos apoios previstos são PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, integrados em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, que desenvolvam um programa estruturado de intervenção num conjunto composto, nomeadamente associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística. De realçar que cada entidade promotora pode apenas realizar uma candidatura.

São suscetíveis de apoio os projetos conjuntos de internacionalização que visem o conhecimento dos mercados externos (feiras/exposições), a prospeção e presença em mercados internacionais (prospeção e captação de novos clientes) e a dinamização de ações de promoção e marketing internacional (ações de promoção), incluindo a utilização de ferramentas web (canais digitais).

As taxas de financiamento das despesas elegíveis para os programas Qualificação de PME e Internacionalização de PME são de 50% (com exceção das despesas elegíveis da entidade promotora em que a taxa máxima de incentivo é de 85%). O processo de candidatura teve início a 13 de outubro e encerra a 30 de dezembro de 2015. As candidaturas deverão ser apresentadas através do formulário eletrónico disponível na plataforma Balcão 2020.