20 junho, 2015

“Multitasking” gera perdas de 450 milhões de euros por ano


O Multitasking é apresentado por muitos como um método para fazer muito em pouco tempo. No entanto, há estudos que comprovam que o desenvolvimento de várias tarefas em simultâneo baixa 40% a produtividade e aumenta 50% a duração efetiva de cada tarefa, bem como o número de erros. Não obstante, reduz ainda o quociente de inteligência. Feitas as contas, o Multitasking gera perdas de 450 milhões de euros por ano.

Quantos profissionais já passaram pela experiencia de responder a emails, enquanto almoçam e atendem uma chamada profissional, ao mesmo tempo? Esta imagem de um profissional que tenta segurar várias bolas no ar ao mesmo tempo é cada vez mais recorrente. Mas, o facto é que ao interromper uma tarefa demoramos, em média, 25 minutos mais a terminá-la. De acordo com Sarah Chang do portal “The Muse”, em média, olhamos ainda 150 vezes por dia para o telemóvel.

Uma das razões que nos faz mudar de tarefa é lembrarmo-nos de algo que tínhamos esquecido de fazer. Fazer uma lista de tarefas pode ser um auxiliar para evitar desperdícios de tempo. No mesmo sentido, fazer ciclos de 25 minutos de trabalho em cada tarefa, seguido de cinco minutos de descanso permite uma maior capacidade de foco e análise.

Consultar o email com demasiada frequência é ainda um hábito de muitos profissionais. No entanto, cada vez que o trabalho é interrompido para consultar um email, é perdido aproximadamente um minuto e meio para retomar a tarefa.