07 maio, 2015

Portugal 2020: SI I&DT - Internacionalização de I&D (Projetos Individuais)


Abriram no passado dia 28 de abril as candidaturas ao programa Internacionalização de I&D (projetos Individuais), um sistema de incentivo destinado a apoiar o tecido empresarial português. Mais especificamente, o SI Internacionalização de I&D visa conceder apoio à preparação e submissão de candidaturas a programas internacionais de IDI - Investigação, Desenvolvimento e Inovação, designadamente o Horizonte 2020; e, à dinamização da participação das empresas em redes internacionais de IDI.

No âmbito do SI Internacionalização de I&D são suscetíveis de apoio: despesas com aquisição de serviços de consultoria para a preparação de candidaturas aos programas do Horizonte 2020; viagens e estadas ao estrangeiro diretamente imputáveis ao projeto e comprovadamente necessárias à sua realização; e, despesas com pessoal técnico do promotor.

O limite máximo de despesa elegível total por projeto é: 5% do orçamento do promotor na candidatura ao programa de financiamento internacional até ao limite de 25.000 euros, quando a intervenção nessa operação seja na qualidade de co-promotor ou de promotor único do projeto europeu; ou, 10% do orçamento do promotor na candidatura ao programa de financiamento internacional até ao limite 50.000 euros, quando a intervenção nessa operação seja na qualidade de promotor líder, no âmbito de um projeto em co-promoção e de candidaturas ao Instrumento PME.

O incentivo a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado com base na aplicação de uma taxa de 50% às despesas consideradas elegíveis. As candidaturas a efetuar ao SI Internacionalização I&D podem ser apresentadas de forma contínua. Para mais informações sobre os programas de apoio e incentivo, consultar o endereço www.portugal2020.pt.