30 abril, 2015

FCT abre candidaturas a Bolsas de Doutoramento em Empresas


A FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia abriu no passado dia 7 de abril, o concurso para financiamento de bolsas individuais. Entre as diferentes tipologias de bolsa encontram-se as BDE - Bolsas de Doutoramento em Empresas. As BDE destinam-se a licenciados ou mestres que pretendam ingressar num ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, desenvolvendo um projeto de investigação em ambiente empresarial. A duração da bolsa é, em regra, anual, renovável até o máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Podem-se candidatar à BDE todos os cidadãos residentes em Portugal, bem como todos os cidadãos nacionais de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade, que cumpram os seguintes requisitos: ter concluído, até à data de submissão da candidatura, uma licenciatura pré-Bolonha e/ou mestrado pré ou pós-Bolonha; ter média de licenciatura pré-Bolonha ou de mestrado pós-Bolonha igual ou superior a 14 ou, tendo média inferior a 14, ser autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação até à data da candidatura, ou possuir um indicador de realização equivalente; não ter beneficiado de uma BD - Bolsa Doutoramento/BDE diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração; não ter sido selecionado para atribuição de bolsa em qualquer dos Programas de Doutoramento FCT.

Os candidatos selecionados beneficiarão de um subsídio mensal de manutenção no valor de 980 euros e, quando aplicável, de outros complementos de bolsa, tais como subsídios de formação complementar, subsídios de apresentação de trabalhos em reuniões científicas, subsídios de inscrição, matrículas ou propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde. As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, através do formulário disponível no portal de concursos a bolsas, até dia 11 de maio de 2015. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura. Mais informações em www.fct.pt.