12 fevereiro, 2015

Nova configuração do Portal das Finanças


O Portal das Finanças adquiriu recentemente uma nova configuração. Os contribuintes podem agora encontrar no mesmo novas funcionalidades, entre as quais uma que permite verificar o mês de pagamento do IUC - Imposto Único de Circulação (o antigo selo do carro). Os contribuintes podem também ver, por setor, as despesas realizadas este ano que darão direito a deduções.

O novo Portal assenta em três princípios fundamentais: a personalização, a operabilidade e o design. Logo que cada utilizador se autentique no sistema, são-lhe apenas disponibilizadas as funcionalidades correspondentes ao seu perfil de contribuinte ou de utilizador, de forma personalizada, sem prejuízo do acesso a todas as restantes funcionalidades. 

Por outro lado, o sistema opera sobre equipamentos de elevado desempenho que garantem uma maior disponibilidade e que podem ser duplicados em períodos de maior intensidade de tráfego. Note-se que nos períodos de maior tráfego, sobretudo no final do prazo de entrega das declarações de IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o site apresentava, muitas vezes problemas, dificultando o cumprimento de outras obrigações fiscais. A OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas vinha alertando todos os anos para estes problemas.