01 janeiro, 2015

Portugal 2020: Abertas as candidaturas para Projetos Conjuntos


As candidaturas a projetos conjuntos de Qualificação e Internacionalização de PME, no âmbito do Portugal 2020, abriram no dia 30 de dezembro de 2014. Trata-se de dois concursos enquadrados nos programas de incentivos às áreas de Qualificação e Internacionalização de PME. Os projetos devem ser promovidos por uma ou mais entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME (associações empresariais e câmaras de comércio e indústria, entre outras), localizadas nas NUTS II (Norte, Centro e Alentejo).

No caso dos Projetos Conjuntos - Qualificação das PME, são suscetíveis de apoio os projetos que visem ações conjuntas de qualificação de PME em domínios imateriais, direcionadas para o aumento da competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta no mercado global, nas seguintes áreas de intervenção: Inovação organizacional e gestão; Economia digital e TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação; Criação de marcas e design; e, Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; entre outras. São consideradas elegíveis as despesas com: a aquisição de equipamentos e software; serviços de consultoria especializados; e, a obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade industrial.

No caso dos Projetos Conjuntos - Internacionalização, são suscetíveis de apoio os projetos que visem ações de promoção e marketing internacional, bem como ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados. As despesas elegíveis do projeto englobam: serviços de consultoria; participação em feiras e exposições no exterior; ações de divulgação e sensibilização; e, custos com pessoal da entidade promotora afetos ao projeto.

Os projetos deverão ter a duração máxima de execução de 2 anos, no caso dos projetos promovidos na área da Qualificação, ou até 31-12-2016, no caso dos projetos promovidos na área da Internacionalização. Os projetos deverão ainda abranger no mínimo 10 PME, entidades beneficiárias, devendo-se identificar na candidatura pelo menos 50% das PME a abranger no projeto conjunto.

As candidaturas decorrem até dia 13 de fevereiro de 2015 e deverão ser efetuadas através de formulário eletrónico disponibilizado no Balcão 2020: www.portugal2020.pt.