08 dezembro, 2014

Recrutamento e Seleção: Atrair o Capital Humano


Um dos fatores mais relevantes do desempenho de uma organização é a qualidade dos seus recursos humanos, ou seja, o valor do seu Capital Humano. Sendo as organizações hoje, espaços dinâmicos cuja inovação, crescimento e prosperidade dependem da capacidade de resposta às alterações da envolvente, é necessário apostar em Pessoas com posturas flexíveis, com capacidade para procurar soluções espontâneas a novos problemas, empenhadas no trabalho, com espírito de iniciativa e propensão para ir além do que está formalmente estipulado.

Parece haver, por conseguinte, um desafio que requer por parte de qualquer empregador uma atenção redobrada, uma vez que a qualidade da gestão depende, fortemente, da qualidade das pessoas que consegue atrair e selecionar. Daqui deriva a relevância que deve ser dada ao recrutamento e seleção, pois a atenção e qualidade destes processos marcará, indelevelmente, a qualidade do trabalho que as pessoas virão a executar.

Tendo consciência destes aspectos, a EDIT VALUE® Formação Empresarial assessora cada um dos seus (potenciais) clientes no processo de recrutamento e seleção, tendo desenhado um serviço que, para além de dar resposta às necessidades funcionais de cada organização, induz processos de socialização ajustados aos valores/cultura da organização e dos/as colaboradores/as selecionados/as.

A partir da definição do Perfil de Competências, são alinhados os modelos de avaliação dos/as candidatos/as que se centram numa abordagem tridimensional: conhecimento do/a candidato/a e suas expectativas; avaliação do/a candidato/a em interação com os outros; e, análise das competências técnicas ajustadas à função que virá a desenvolver. Daqui escrutinam-se os/as candidatos/as que melhor se poderão alinhar aos objetivos estratégicos, à equipa e à função. A EDIT VALUE® Formação Empresarial ocupa-se ainda da primeira fase do processo de socialização, a integração na organização, de modo que as pessoas selecionadas aprendam as normas, os valores e os comportamentos delas esperados.

A eficácia dos processos de recrutamento e seleção que a EDIT VALUE® Formação Empresarial desenvolve geram valor para os seus clientes, na medida em que os novos membros organizacionais aportam características distintivas e sinergias que redundam em vantagem competitiva inimitável pelos concorrentes.