A Comissão Europeia lançou uma nova edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. A nível nacional esta iniciativa conta com a coordenação da Direção-Geral da Empresa e Indústria e do IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e o seu objetivo é distinguir as melhores práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.
Podem concorrer as organizações nacionais, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais. As seis categorias a concurso são: promoção do espírito de empreendedorismo; investimento em competências empreendedoras; desenvolvimento do ambiente empresarial; apoio à internacionalização das empresas; apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos; e, empreendedorismo responsável e inclusivo.
O IAPMEI já distinguiu em Portugal mais de 50 projetos no âmbito desta iniciativa, três dos quais foram vencedores na final europeia do concurso. O serviço “Empresa na Hora” arrecadou na primeira edição do concurso, em 2006, o prémio para o melhor projeto europeu na categoria “Redução da Burocracia” e, em 2012 e 2013, Portugal voltou a estar entre os vencedores na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”, com os projetos “Douro Boys” e “Portuguese Shoes - The sexiest industry in Europe”, duas iniciativas ao nível da promoção internacional dos vinhos e calçado português, respetivamente.
As candidaturas à fase nacional do concurso estão abertas até ao dia 10 de março de 2014 em www.iapmei.pt.