13 fevereiro, 2014

Novas Candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética


Estão abertas novas candidaturas ao FEE - Fundo de Eficiência Energética, um instrumento financeiro destinado às empresas industriais, que tem como objetivo apoiar projetos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional.

Este projeto pretende apoiar: o fornecimento e instalação de isolamentos térmicos (categoria 1); a realização de auditorias energéticas (categoria 2); e, a implementação de equipamentos de gestão de consumos (categoria 3). No caso das categorias 2 e 3, o operador já deverá ter um ARCE - Acordo de Racionalização de Consumos de Energia aprovado pela Direção Geral de Energia e Geologia, no âmbito do SGCIE - Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.

Este programa de apoio prevê um apoio não reembolsável de 50% nos investimentos realizados em isolamentos térmicos e no custo das auditorias energéticas obrigatórias para operadores com consumos anuais inferiores a 1000 tep/ano. No caso da categoria 3, os investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia são apoiados apenas em 25%. Existem ainda limites ao nível do montante máximo de apoio a atribuir aos diferentes tipos de investimento.

O aviso para apresentação de candidaturas está disponível em www.fee.adene.pt e as candidaturas decorrem entre 3 de março e 2 de junho de 2014.