26 setembro, 2013

Pacto para a Empregabilidade da região do Ave


A Comunidade Intermunicipal do Ave e a CCDR-Norte - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, estabeleceram no passado dia 20 de setembro, um “Pacto para a Empregabilidade”, que visa a criação de melhores condições para aumentar a qualificação da população e combater o desemprego na região. Realizado em colaboração com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Segurança Social, esta iniciativa conta ainda com a participação das associações empresariais e de desenvolvimento social da região do Ave e de diversas instituições universitárias e politécnicas da região.

Com o Pacto para a Empregabilidade do Ave, pretende-se atingir, a médio prazo, um nível de concertação institucional que permita um alinhamento assertivo entre a oferta e a procura de trabalho, de forma a garantir condições de empregabilidade à população, ao longo da vida, adaptando as ofertas de ensino e formação às necessidades reais das empresas. Para tal, o acordo abrange medidas para qualificar a empregabilidade, promover o emprego sustentável e de qualidade, intensificar mecanismos de articulação e concertação institucional e estimular o emprego nos principais clusters regionais.

O pacto inclui medidas de qualificação e formação ao longo da vida e em áreas profissionais prioritárias, de combate ao abandono escolar, de incentivo à contratação de desempregados, de inserção de jovens no mercado de trabalho e de promoção do empreendedorismo, entre outras. Este é o terceiro “Pacto Territorial para a Empregabilidade” na Região Norte, depois de terem sido celebrados acordos para o Douro e o Tâmega e Sousa.