30 setembro, 2013

Comércio Investe: candidaturas abertas!


O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação abriu o período de candidaturas ao Comércio Investe, um programa de apoio à atividade comercial que vem suceder ao ModCom - Modernização do Comércio.

Os principais destinatários desta medida são as micro e pequenas empresas que desenvolvam a sua atividade no sector do comércio a retalho (divisão 47 da rev. 3 do CAE - Código das Atividade Económicas) e que pretendam realizar investimentos que visem a modernização, a valorização e a inovação nas formas de comercialização. Entre o conjunto de despesas elegíveis destacam-se: as despesas com aquisição de equipamentos e software de suporte à atividade comercial; as despesas com aquisição de mobiliário que se destinem a áreas de venda ao público; as despesas inerentes à certificação de sistemas, produtos e serviços no âmbito do sistema português da qualidade; as despesas com trabalhos de requalificação de fachadas e remodelação das áreas de venda ao público no interior dos estabelecimentos; e, as despesas com estudos, diagnósticos e conceção de imagem.

Os promotores deverão possuir uma autonomia financeira igual ou superior a 15%. Cada empresa poderá apresentar, no máximo, duas candidaturas e cada projeto deverá corresponder a um investimento mínimo elegível de 15 mil euros. O apoio financeiro assume a forma de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% do investimento elegível, havendo possibilidade de majorações. As candidaturas podem ser apresentadas individualmente (projetos individuais) ou em conjunto (projetos conjuntos), sendo que as regras são diferentes de acordo com a tipologia escolhida. Na modalidade projetos conjuntos os projetos deverão ser promovidos por estruturas associativas empresariais do setor do comércio ou por um conjunto de micro e pequenas empresas.

Os interessados deverão apresentar as suas candidaturas através do formulário eletrónico disponível na Consola do Cliente do IAPMEI. O prazo de candidaturas decorre até 25 de novembro de 2013 para os projetos individuais e até 2 de dezembro de 2013 para os projetos conjuntos.

Todas as informações estão disponíveis em: www.iapmei.pt.