23 agosto, 2013

Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas: Abertas as candidaturas à fase IV


No âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional para o período 2007-2013, está a decorrer a IV fase de candidaturas ao SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas do Interior. Trata-se de um instrumento criado com o objetivo de apoiar exclusivamente as microempresas que pretendam desenvolver projetos empresariais em territórios de baixa densidade, apoiando a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho.

Este instrumento à disposição das microempresas assume a forma de apoio não reembolsável, numa base de 50% aplicada ao total de custos elegíveis, sendo elegíveis as despesas com obras de adaptação e remodelação de edifícios, a aquisição de máquinas, de equipamento e de software, entre outras despesas de investimento necessárias à realização do projeto. No âmbito deste apoio poderão ainda ser financiados até dois postos de trabalho sendo o financiamento a conceder um montante fixo, por posto de trabalho, independente da remuneração mensal do trabalhador. Dependendo da localização geográfica do projeto empresarial, o investimento máximo elegível poderá variar entre os 5 mil e os 25 mil euros.

As microempresas que apresentem as condições de acesso exigidas e que estejam interessadas poderão submeter as suas candidaturas até ao dia 7 de outubro de 2013, data em que termina a IV fase de candidaturas. Todas as informações estão disponíveis em www.incentivos.qren.pt.