30 agosto, 2013

Business Angels apoiam projetos na área do Turismo


O TP - Turismo de Portugal e a FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels assinaram um protocolo de colaboração que visa dinamizar investimentos de jovens empresários na área do turismo, através de fontes de financiamento alternativas e adequadas às suas necessidades. O turismo é um dos sectores da economia que mais tem crescido, e com maiores possibilidades de crescimento, e por este motivo torna-se um dos sectores mais apetecíveis para o empreendedorismo.

O principal objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos turísticos inovadores e em fase de arranque, atividades de animação turística, bem como outras iniciativas de interesse para o turismo, através de troca de informação e conhecimento especializado, de apoio técnico na análise de operações e de esforços comuns de divulgação e promoção.

Além dos mecanismos de financiamento já disponibilizados pelo Turismo de Portugal - nomeadamente a Linha de Qualificação da Oferta estabelecida com o setor financeiro, com uma dotação mínima de 120 milhões de euros, os business angels dispõem de um fundo de coinvestimento no valor de 42 milhões de euros, 27 milhões dos quais oriundos de fundos comunitários. O protocolo estabelece assim a possibilidade de criação de mecanismos de financiamento específicos de apoio ao empreendedorismo no sector do turismo. Estes mecanismos permitirão que o financiamento público acompanhe e complemente o investimento privado, adequando-o, simultaneamente, às necessidades de capital e de apoio à gestão dos projetos do sector.

Esta parceria permitirá à Comunidade Portuguesa de Business Angels, beneficiar do suporte institucional do Turismo de Portugal na criação de novos projetos. Por sua vez, os empreendedores portugueses passarão a ter acesso à rede de investidores mundiais a que a FNABA tem acesso.

Para mais informações consultar www.fnaba.org.