05 julho, 2013

Comissão Europeia lança novo portal sobre financiamentos europeus


Foi recentemente lançado pela Comissão Europeia um portal único sobre o financiamento da UE - União Europeia que disponibiliza informações fáceis, completas e atualizadas sobre a forma como os empresários e as PME podem aceder a mais de 100 mil milhões de euros de financiamento da UE, através de diversos programas europeus, compreendidos entre 2007 e 2013.
 
Esta ferramenta foi criada no sentido de ajudar as PME a encontrar investimentos e a apresentarem pedidos de financiamento, reunindo todos os programas de apoio disponibilizados. Os instrumentos financeiros da UE destinados às PME abrangidos pelo portal incluem o Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação (PCI), o instrumento de microfinanciamento “Progress”, o instrumento de partilha de riscos (7.º PQ), os empréstimos do BEI - Banco Europeu de Investimento para as PME e, agora, os programas nacionais e regionais dos Estados-Membros que executam os objetivos da política de coesão.
 
O acesso ao financiamento, aos empreendedores e à inovação pelas PME estão no centro da Estratégia 2020 e dos seus principais instrumentos, Horizonte 2020 (H2020), COSME e Fundos Regionais. Através da sua iniciativa H2020, a Comissão Europeia reconhece a necessidade de implementar novos instrumentos de financiamento para as empresas inovadoras e com elevado potencial de crescimento.
 
O portal único de acesso ao financiamento europeu está disponível em www.europa.eu.