15 fevereiro, 2013

Linhas de Capitalização de PME


O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a Caixa Geral de Depósitos em conjunto com a PME Investimentos e as Sociedades de Garantia Mútua assinaram no início do mês de Fevereiro um protocolo para operacionalização das Linhas de Crédito Caixa Capitalização. Esta linha surge com objetivos concretos, nomeadamente proporcionar recursos estáveis às empresas que permitam neutralizar o impacto na tesouraria decorrente do agravamento generalizado dos prazos médios de recebimento e da necessidade de alocar meios adicionais no esforço de crescimento, em especial no mercado externo ou em produtos substitutos de importações.

Com uma dotação global de 350 milhões de euros, a linha destina-se a pequenas e médias empresas orientadas para o mercado internacional. O montante máximo por empresa estará dependente do plano de investimento acordado ou o equivalente a dois meses de faturação (16,6% do volume de negócios anual) com o máximo de 1,5 x EBITDA anual, e com o limite máximo de 4 milhões de euros. As operações terão prazos alargados, não podendo, contudo, ultrapassar os 7 anos.

Todas as informações sobre este instrumento financeiro são disponibilizadas pela Caixa Geral de Depósitos em www.cgd.pt ou em qualquer agência ou Gabinete Caixa Empresas.