02 novembro, 2012

ENTRExplorer: aprender, jogar e empreender!


No âmbito do Programa Comunitário Leonardo Da Vinci - Aprendizagem ao Longo da Vida, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, juntamente com o Spin-off EDIT VALUE®, a empresa Sketchpixel e três parceiros internacionais, desenvolveu o projecto europeu “ENTRExplorer: Serious Game for Immersive Entrepreneurs”. 

Este projecto pretende apoiar os jovens na obtenção de competências e conhecimentos especializados que os conduzirão a negócios bem-sucedidos. O ENTRExplorer é um jogo online que se desenvolve em diferentes cenários e divide-se em oito níveis de aprendizagem, nos quais são apresentados e abordados diversos temas relacionados com as diferentes fases da criação de um negócio, tais como: posicionamento estratégico; estratégia do produto; estratégia de preço; estratégia de comunicação; análise SWOT; e, viabilidade financeira, entre muitos outros temas. 

O jogo possibilita ainda a construção do próprio plano de negócios e permite a avaliação do perfil empreendedor do jogador. No último nível, o jogador tem acesso a um mercado virtual, onde tem a oportunidade de simular um negócio num ambiente próximo da realidade. 

O carácter multiplayer do jogo é uma vertente de interesse para os potenciais empreendedores pois poderão entrar em contacto com jogadores e empreendedores de outros países através das ferramentas de comunicação disponibilizadas pelo projecto: Chat e Fórum. 

Mais informações sobre o projecto ENTRExplorer disponíveis em www.entrexplorer.com.