20 julho, 2012

Projectos QREN I&DT aprovados


No âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, foram aprovados cerca de uma centena de projectos individuais e em co-promoção na área da Investigação & Desenvolvimento. No total, estes projectos representam 59 milhões de investimento, sendo a componente de incentivo do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 31 milhões de euros.

A prioridade dos projectos apresentados e aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT - Investigação & Desenvolvimento Tecnológico é de promover o investimento em Investigação & Desenvolvimento para assim se obterem novos produtos, serviços ou processos, economicamente viáveis e que permitam responder aos mais recentes desafios levantados pelos mercados. Os projectos aprovados inserem-se nas áreas da energia, tecnologias de produção, saúde e agroalimentar.

A conclusão do processo de reprogramação permitiu levantar a suspensão de aprovação de financiamentos comunitários e da abertura de novos concursos. Os resultados dos projectos submetidos em Abril, ao Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização de PME, ainda não são conhecidos.