18 novembro, 2011

Terceira pior economia do euro

De acordo com um barómetro europeu divulgado esta semana, Portugal tem a terceira economia mais debilitada da Zona Euro, mas está entre os países que mais depressa se estão a ajustar às dificuldades, ocupando a 7.ª posição.

O barómetro Euro Plus Monitor, realizado pelo banco alemão Berenberg e pelo The Lisbon Council, lista os 17 países do euro em função do estado global da economia de cada país e da velocidade com que se estão a adaptar às dificuldades que a moeda única atravessa.

Um “amplo ajustamento orçamental” e a “integração bem sucedida dos imigrantes” são as forças que o barómetro evidencia para Portugal, denunciando como fraquezas a “tendência de crescimento muito frágil, a insuficiente orientação para as exportações, o amplo défice da conta corrente, o grande défice orçamental em 2010 e uma posição orçamental insustentável”.

O relatório conclui também que “muitos membros da Zona Euro se estão a ajustar rapidamente” ao “pior tumulto na história da integração europeia”, pelo que “se a Zona Euro ultrapassar esta grave crise, poderá emergir como uma região muito mais equilibrada e dinâmica do que era antes”.

Fonte: Dinheiro Vivo