A ANI irá organizar a 16 de outubro, uma sessão dedicada aos Assuntos Legais e Financeiros no contexto do programa Horizonte Europa. Com o programa a alcançar o período intermédio de implementação, surgem novas orientações que podem impactar a forma como os projetos são geridos, como o aumento do financiamento via Lump Sum e a introdução da opção de custos com pessoal unitários.
A sessão, será realizada online, via Zoom, entre as 10h e as 12h e tem como objetivo esclarecer sobre os novos parâmetros legais e financeiros aplicáveis ao Horizonte Europa. A agenda inclui apresentações sobre orçamentação, reporte financeiro, auditoria, gestão de third parties, cooperação internacional, e as novas opções de financiamento.
A Sessão será dividida em três momentos principais:
- Apresentação sobre Assuntos Legais e Financeiros, incluindo novidades sobre orçamentação, reporte financeiro e auditoria. Esta sessão será conduzida por Alexandre Marques da ANI, seguida de uma secção de perguntas e respostas;
- Partilha da Experiência de Carina Dantas da SHINE2Europe, acerca do financiamento de um projeto Lump Sum;
- Certificação dos Custos com Pessoal Unitários, por Ana Li da Comissão Europeia. Este segmento também irá incluir uma secção de perguntas e respostas.
Esta ação visa atualizar os gestores de projetos e gestores sobre as mudanças em curso no Horizonte Europa, garantindo que os seus projetos estejam alinhados com as novas diretrizes de financiamento e gestão. Para mais detalhes, consulte a agenda completa aqui e inscreva-se no site da ANI, em www.ani.pt.