Está em curso a segunda fase do Programa Vale Eficiência II, no âmbito do investimento em Eficiência Energética em Edifícios Residenciais do PRR, que decorre até 30 de setembro de 2025.
O programa visa apoiar famílias economicamente vulneráveis a melhorar o desempenho energético das suas habitações. Através da atribuição de Vales Eficiência, cada um no valor de 1.300 euros, os beneficiários poderão realizar melhorias no âmbito da eficiência energética das suas residências, tais como a instalação de sistemas mais eficientes de aquecimento e isolamento. Este apoio é destinado a mitigar a pobreza energética e a vulnerabilidade das famílias.
Podem beneficiar do programa pessoas singulares, titulares de um contrato de fornecimento de eletricidade e elegíveis para tarifas sociais de energia, nomeadamente, tarifa social de eletricidade ou bilha solidária. Os candidatos devem ser proprietários, usufrutuários ou arrendatários e residir permanentemente na habitação para a qual se candidatarão ao Vale Eficiência.
Os Vales Eficiência podem ser utilizados para realizar melhorias nas habitações.
Para mais detalhes, consulte o site oficial do Fundo Ambiental, em fundoambiental.pt.