A Comissão Europeia e o Banco Português de Fomento subscreveram um acordo de garantia InvestEU, disponibilizando cerca de 3,6 mil milhões de euros para financiamento de projetos de PME´s e Small MidCaps Portuguesas até 31 de dezembro de 2028. O programa InvestEU é uma iniciativa da União Europeia que visa mobilizar investimentos públicos e privados para apoiar uma recuperação sustentável e o fortalecimento da competitividade das empresas no mercado global. O objetivo principal deste programa é incentivar o financiamento em áreas cruciais como transporte sustentável, atividades de investigação e inovação, digitalização e desenvolvimento de infraestruturas sociais e sustentáveis.
Para serem considerados elegíveis para financiamento, os projetos devem enquadrar-se numa das três principais Linhas de Ação, nomeadamente, a Linha Mobilidade Urbana Sustentável, a Linha Investigação, Inovação e Digitalização e a Linha PME e Small MidCaps.
A Linha Mobilidade Urbana Sustentável apoia a aquisição de veículos elétricos ou a hidrogénio e a infraestrutura de suporte necessária, financiando até 10 milhões de euros por empresa. A Linha Investigação, Inovação e Digitalização promove projetos em infraestrutura de pesquisa, colaboração entre academia e indústria, e digitalização, com um limite de 10 milhões de euros por empresa. Já a Linha PME e Small MidCaps divide-se em três sublinhas focadas em Investimento Sustentável, Investimento e Fundo de Maneio, sendo que o total de financiamento máximo por empresa, no conjunto das três sublinhas, não pode ultrapassar os 8.250.000,00 euros.
As empresas poderão solicitar a concessão de uma Garantia Mútua junto de uma instituição de crédito aderente ou de uma Sociedade de Garantia Mútua.
Para mais detalhes sobre a Linha de Garantias InvestEU e as oportunidades de financiamento, consulte o site oficial do InvestEU, em investeu.europa.eu, e o site do Banco Português do Fomento, em bpfomento.pt.