A Enterprise Europe Network lançou uma Call para candidaturas, denominada EENergy, que tem o objetivo de apoiar PME’s na melhoria da eficiência energética. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de maio e são dirigidas a PME que pretendam conceber e implementar ações que visem aumentar a sua eficiência energética.
Este apoio é um mecanismo concedido às PME individuais, após a elaboração e implementação de um plano de ação concreto, com o objetivo de alcançar uma melhoria mínima de 5% na eficiência energética de cada empresa.
Aos projetos selecionados será atribuída uma subvenção no valor de 10 mil euros para a implementação das ações, e será concedido acesso aos serviços de consultoria em sustentabilidade da Enterprise Europe Network. São elegíveis despesas com equipamentos, softwares, serviços de consultoria e ações de formação e qualificação de recursos humanos, desde que contribuam para os objetivos do projeto.
O projeto EENergy apresenta uma dotação total de €9 milhões para atribuição de apoios às empresas candidatas, ao longo de dois anos. Esta dotação irá representar mais de 900 subvenções para PME’s em toda a Europa. Cada empresa pode candidatar-se ao apoio máximo de 10.000 €, com financiamento de 100% das despesas elegíveis.
Para se candidatarem e para obterem mais informações e apoio na submissão da candidatura, as empresas devem encontrar o ponto de contacto local da Enterprise Europe Network e entrar em contacto com os consultores de sustentabilidade. Em Portugal, existem 9 Pontos de contacto, que poderão ser facilitadores do processo de candidatura.
Para mais informação, consulte o site da Enterprise Europe Network.