Foi publicado no passado dia 23 de janeiro o aviso de abertura de candidaturas do Programa Estágios ATIVAR. Esta medida tem como objetivo apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados, através de uma experiência prática em contexto de trabalho.
O estágio traduz-se numa forma de transição para a vida ativa e não pode consistir na ocupação de postos de trabalho. As bolsas de estágio destinam-se a jovens desempregados inscritos no IEFP com idade entre os 18 e os 30 anos e com uma qualificação mínima equivalente ao 12º ano de escolaridade; salvo algumas exceções, desempregados com mais de 30 anos se estiverem em situação de desemprego há mais de 12 meses, e desempregados inseridos em situações de vulnerabilidade.
Os estágios têm uma duração de 9 meses e, durante este período, os estagiários têm direito a receber uma bolsa mensal e refeição ou subsídio de refeição, podendo, em situações extraordinárias, receber subsídio de transporte.
O IEFP comparticipa, no mínimo, 65% do custo com as bolsas de estágio, assim como o subsídio de alimentação, no valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas, prémio do seguro de acidentes de trabalho e despesas de transporte, quando aplicável.
As candidaturas abrem a partir do dia 09 de fevereiro de 2024 e encerram a 30 de maio de 2024.
Para mais informações consulte o portal do IEFP.