A comunidade EIT Food, criada com o objetivo de enfrentar os desafios mais urgentes no sistema alimentar, anunciou uma oportunidade de financiamento destinada a promover a transformação dos sistemas alimentares na sociedade.
O financiamento disponibilizado está direcionado para duas categorias distintas: Programa de Missões Colaborativas e Projetos Inovadores Únicos. No contexto do Programa de missões colaborativas, a finalidade primordial é a co-financiamento de programas colaborativos entre entidades, com o intuito de otimizar o impacto da dieta na redução da obesidade e das doenças não transmissíveis, bem como atenuar os danos ambientais associados ao sistema alimentar. Simultaneamente, visa enfrentar as ameaças inerentes à integridade dos alimentos e às complexas cadeias de abastecimento.
Relativamente à oportunidade de Co-Financiamento para Projetos Únicos o objetivo do financiamento é ajudar as empresas a elaborar projetos em áreas prioritárias identificadas pela comunidade EIT Food. A proposta deve abordar um ou mais dos seguintes desafios: Diversificação de proteínas; Agricultura regenerativa; Embalagem, rotulagem e transparência. Esta oportunidade de financiamento convida propostas de todas as vertentes do triângulo do conhecimento: inovação, educação e empreendedorismo, em combinação com um quarto elemento crucial, o envolvimento do cidadão. Todos os projetos financiados devem ser colaborativos e requerem no mínimo a participação de duas organizações. Pelo menos uma delas deve ser uma empresa diretamente envolvida com comunidades-chave, E pelo menos uma outra deve ser uma instituição de investigação ou uma universidade.
As propostas devem visar a produção de resultados comerciais ou sem fins lucrativos com potencial de causar impacto significativo na sociedade. O perfil comercial da proposta irá determinar os requisitos de financiamento aplicados.
Para saber mais consulte www.eitfood.eu.