No passado dia 30 de março, a Comissão Europeia lançou a terceira convocatória para projetos de pequena escala no âmbito do Fundo de Inovação, um dos maiores programas de financiamento do mundo para a implantação de tecnologias inovadoras de baixo carbono.
O Fundo de Inovação visa criar os incentivos financeiros adequados para as empresas e autoridades públicas investirem na próxima geração de tecnologias de baixo carbono e apoiar a transição da Europa para a neutralidade climática.
No âmbito do apoio são elegíveis projetos nas áreas de atividades de apoio à inovação em tecnologias e processos de baixo carbono nos setores abrangidos pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão, incluindo a captura e utilização de carbono, que contribuam substancialmente para reduzir emissões de gases com efeito de estufa, atividades que contribuam para a construção e o funcionamento de projetos que visem a captura e o armazenamento geológico de CO2, e atividades que contribuem para estimular a construção e o funcionamento de tecnologias inovadoras de energias renováveis e de armazenamento de energia.
O Fundo de Inovação pode financiar até 60% das despesas totais de capital do projeto. Os projetos serão avaliados com base no seu potencial de evitar emissões de gases de efeito estufa, inovação, maturidade financeira, técnica e operacional, potencial de expansão e custo-benefício.
As candidaturas encontram-se abertas até dia 19 de setembro de 2023.