Com o objetivo de prestar contas e de promover aprendizagem e melhoria contínua das políticas públicas cofinanciadas, o relatório de avaliação disponibilizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão faz reflexão e balanço sobre a implementação da estratégia de avaliação do Portugal 2020 e seus resultados, obtendo, simultaneamente, diretrizes para a preparação da avaliação do Portugal 2030.
A divulgação dos resultados das avaliações contribui para o desenvolvimento de uma avaliação e de prestação de contas e constitui um suporte fundamental para a discussão política, institucional e pública sobre a aplicação dos fundos da União Europeia.
Em síntese, os resultados apontam para efeitos positivos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na economia portuguesa, quer sobre o Produto Interno Bruto, Produtividade, Emprego, Salários e Exportações, quer na redução das disparidades regionais.
Os principais impulsionadores do crescimento económico fomentados pelos Fundos Europeus referidos são o aumento do investimento público em infraestruturas produtivas e de transportes e o investimento em I&D, do capital humano, inovação e competitividade internacional.
Para mais informações consulte www.adcoesao.pt.