Nos passados dias 2 e 3 de março realizou-se no Panamá a conferência “Our Ocean“, na qual a União Europeia reafirmou o seu compromisso no investimento em Inovação e Investigação na área do oceano.
Foi anunciado um financiamento total de 816,5 milhões de euros em diversos setores como as Áreas Marinhas Protegidas, a Poluição Marinha, as Alterações Climáticas, a Pesca Sustentável, a Economia Azul Sustentável e a Segurança Marítima. Este compromisso encontra-se refletido na Missão Oceano e Águas do Horizonte Europa, que tem neste momento publicada a convocatória para 2023 com 11 tópicos a concurso, até dia 20 de setembro.
Com uma meta definida para 2030, a missão da UE "Restaurar os nossos oceanos e águas" visa proteger e restaurar a saúde de nossos oceanos e águas por meio de investigação e inovação, envolvimento dos cidadãos e “investimentos azuis”. A nova abordagem da missão trata o oceano e as águas como um só e desempenhará um papel fundamental para alcançar a neutralidade climática e restaurar a natureza.
Portugal tem tido um desempenho muito bom nos concursos que já foram lançados no âmbito da “Missão Oceano e Águas”, tendo conseguido captar em 2022 um total de 6,59 milhões de euros, correspondentes a 5,8% do orçamento total disponível.
Atualmente, encontram-se abertas as candidaturas a diversos programas que visam a contemplar as missões e os objetivos propostos pela União Europeia nesta temática, sendo que os mesmos podem ser consultados no website da comissão europeia.
Para mais informações consulte www.ec.europa.eu.