06 outubro, 2022

IAPMEI: MAP permite às empresas acompanhar situação económico-financeira

O IAPMEI colocou à disposição das empresas portuguesas a “edição zero” do Mecanismo de Alerta Precoce (MAP), uma ferramenta que permite acompanhar a situação económica e financeira da sua empresa. Este instrumento permite ao tecido empresarial aceder a um dashboard com um conjunto de indicadores de natureza económico-financeira que têm como referência os dados constantes da Informação Empresarial Simplificada (IES).

Em resposta ao previsto na Diretiva Europeia 2019/1023, o IAPMEI encontra-se a promover esta ferramenta que, para além do acesso a uma análise periódica da situação da empresa, permite, como base no diagnóstico apresentado, uma reflexão sobre a sua situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspetos operacionais a serem objeto de eventual melhoria. Para além disso, o MAP dá a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização e reinvestimento de lucros.

Para além da situação reportada ao último ano de atividade e da evolução da empresa nos últimos três anos (tendo em consideração a sua dimensão e o seu setor de atividade), esta ferramenta disponibiliza alguns indicadores específicos que permitem perceber a sua eficácia operacional, a sua capacidade para suportar gastos financeiros, bem como o seu equilíbrio financeiro e o seu nível de Autonomia Financeira.

O MAP resulta de uma parceria do IAPMEI com o Banco de Portugal e com Autoridade Tributária e Aduaneira e a informação apresentada tem como referência os dados reportados pela Central de Balanços do Banco de Portugal. Para explorar o MAP, basta aceder ao endereço map.iapmei.pt.