14 outubro, 2022

ANI organiza debates relativos às últimas tendências e desenvolvimentos da Inteligência Artificial

A ANI – Agência Nacional de inovação, em colaboração com o Instituto Português da Qualidade e a itSMF, está a organizar uma série de debates que pretendem explorar as possibilidades, desafios e armadilhas das últimas tendências e desenvolvimentos da Inteligência Artificial. As sessões decorrerão em formato digital e estão marcadas para dia 17 de outubro.

O primeiro debate acontecerá às 15h30 e intitula-se de “In-Conversation: O Metaverso já está a transformar o mundo - onde estamos agora, e o que se segue?". Acredita-se que o metaverso está prestes a tornar-se o próximo grande marco na evolução da Internet e que irá mudar a forma como funcionam as organizações. Com este debate pretende-se colocar questões sobre este fenómeno tecnológico, bem como perceber de que forma é que o metaverso está a começar a ser utilizado em empresas portuguesas e como se está a tornar numa vantagem para elas. A sessão conta com Daniela Braga, da Define.ai e Paulo Dimas, da Unbabel, como oradores e ainda com João Mendes Borga, administrador da ANI, como moderador.

Por sua vez, a segunda sessão acontece, às 16h30, com foco no tema “Construir a cultura certa para a Inteligência Artificial na Europa” e conta com a presença de Emilia Tantar, do CEN-CENELEC, Alpesh Shah, da IEEE, e Wael Diab, da ISSO, como oradores, bem como de Isabel Caetano, Presidente do Comité Técnico Português para a Inteligência Artificial, como moderadora. O debate pretende debruçar-se sobre a regulamentação da Inteligência Artificial e centrar-se nos recentes desenvolvimentos da normalização internacional na ISO, IEEE e CEN, bem como na nova proposta da Comissão Europeia para um quadro regulamentar da UE AI.

Para inscrição nas sessões, é necessário preenchimento de formulário próprio online.

Todas as informações estão disponíveis em www.ani.pt