28 outubro, 2022

Aberto Sistema de Incentivos Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos

No âmbito do Programa Internacionalizar 2030, e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com vista a dar continuidade à concessão de apoios financeiros a projetos conjuntos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, foi criado o Sistema de Incentivos Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos.

Este apoio assume como prioridades o aumento das exportações de bens e serviços, o incremento do número de exportadores e a diversificação de mercados de exportação. Para tal, importa promover a aceleração das exportações portuguesas, incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam, bem como alargar a base exportadora.

Os beneficiários são empresas PME, integrados em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, nomeadamente associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística, assim como outras entidades não empresariais do Sistema Nacional de I&I.

Os apoios às entidades inseridas nos projetos conjuntos são atribuídos a fundo perdido, com uma taxa de incentivo financeiro de 50% sobre despesas elegíveis. A entidade promotora do projeto de internacionalização pode beneficiar de uma taxa máxima de incentivo de 85%. Como despesas elegíveis, destacam-se a participação em feiras, exposições, eventos digitais e missões virtuais, a utilização de ferramentas web (canais digitais), entre outras.

As candidaturas decorrem até dia 30 de dezembro de 2022.

Para mais informações consulte o Balcão dos Fundos ou www.compete2020.gov.pt.