25 agosto, 2022

Candidaturas Abertas para o apoio “Internacionalização Via E-Commerce”

Enquadrado no Sistema de Incentivos «Empresas 4.0» do Plano de Recuperação e Resiliência, o programa de incentivo “Internacionalização via E-commerce” visa a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais. Para tal, este programa pretende apoiar projetos que integrem a presença direta das empresas nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

No âmbito deste concurso, são elegíveis pequenas e médias empresas, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. No entanto, para se poderem candidatar, as empresas devem realizar previamente, junto da AICEP, um Diagnóstico E-commerce.

Tendo em conta as recomendações e pontuação obtida no relatório de Diagnóstico E-commerce, as empresas podem-se candidatar a uma das seguintes tipologias: “Novas Exportadoras”, onde as despesas elegíveis podem ascender os 25.000€; ou “Mais Mercados”, cuja despesa máxima elegível é de 85.000€.

No que respeita as despesas elegíveis em cada tipologia, destacam-se a aquisição de equipamento e software, custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, criação de lojas próprias online e despesas relacionadas com a melhoria da presença online. O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável (fundo perdido), calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.

O período para a apresentação de candidaturas mantém-se aberto até à receção do número de candidaturas limite, com a execução da dotação orçamental de 4,5 milhões de euros.

Para mais informações consulte recuperarportugal.gov.pt.