15 julho, 2022

Escassez de talento em Portugal atinge máximos históricos

O estudo “Talent Shortage Survery 2022”, realizado pelo ManpowerGroup, denuncia a dificuldade sentida pelos empregadores portugueses no preenchimento de vagas de emprego. Os resultados deste estudo demonstram que 67% dos empregadores portugueses têm dificuldade em encontrar candidatos adequados e que 18% sentem dificuldade na contratação o que revela um valor de escassez de talento que ascende aos 85%, sendo Portugal o 2º país do mundo com maio escassez de talento.

O cenário laboral no nosso país é cada vez mais complexo, com os empregadores a procurarem competências que não estão a ser acompanhadas pela oferta de talento com as qualificações desejadas. Este contexto impacta quase todos os setores de atividade, existindo uma competitividade crescente na busca pelo talento. Dos 11 setores analisados no estudo, os domínios da banca, finanças, seguros e imobiliário surgem como as áreas onde os empregadores relatam maior dificuldade em contratar, seguindo-se o comércio grossista, retalhista, a indústria, restauração e hotelaria. Encerram esta lista o setor das tecnologias da informação, telecomunicações, comunicação e media e o setor da construção.

No que diz respeito à dimensão das empresas, apesar de a escassez de talento ser um problema transversal, em trajetória crescente, em todas as organizações, as maiores dificuldades sentem-se sobretudo nas grandes e médias empresas.

A escassez de talento pode ainda ser retratada por região, liderando a grande Lisboa e região centro o ranking das regiões com maiores dificuldades na contratação (89%) valor um pouco acima da região sul (86%) e distanciado do grande Porto e da região norte, ambas com 79%.