12 janeiro, 2022

Transformar Turismo - Linha Regenerar Territórios: candidaturas abertas

Encontram-se abertas as candidaturas à linha de apoio “Regenerar Territórios” dirigida a projetos baseados em modelos de desenvolvimento sustentável e que reforcem a especialização e a atratividade turística dos territórios.

São consideradas despesas elegíveis os estudos, projetos e assistência técnica, bem como fiscalização externa da execução dos investimentos, até ao limite de 10% do valor total das despesas elegíveis; obras de construção e adaptação; a aquisição de bens e equipamentos; a aquisição de sistemas de informação, software e equipamentos informáticos para obtenção de dados analíticos; a implementação de plataformas para aumentar a interação e conexão colaborativa; intervenções relacionadas com a melhoria da acessibilidade física e comunicacional; ações de marketing; obtenção de certificações na área da sustentabilidade; serviços de consultoria especializada; e, intervenção de revisores ou contabilistas certificados externos. 

No caso de empresas, o limite máximo do apoio pode ser de 150.000 euros por projeto ou por entidade, se se tratar de uma candidatura conjunta. No caso entidades públicas ou entidades privadas sem fins lucrativos o limite máximo do apoio é de 300.000 euros por projeto ou por entidade, se se tratar de uma candidatura conjunta. A este apoio financeiro podem acrescer majorações de 20% caso o projeto apresentado esteja localizado num território de baixa densidade e projetos transfronteiriços ou se tratem de projetos que se integrem em estratégias de eficiência coletiva.

As candidaturas podem ser apresentadas em três fases trimestrais sendo que a primeira fase termina em março. 

Mais informações sobre esta linha de apoio na página do Turismo de Portugal.