O Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital foi recentemente aprovado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital e destina-se à criação de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital - Digital Innovation Hubs -, tendo presente as prioridades definidas no Plano de Ação para a Transição Digital. Esta Rede Nacional estará articulada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, estando enquadrada pelos programas-quadro europeus para 2021-2027 da Comissão Europeia para a I&D e Inovação.
Pretende-se que, depois de reconhecidos oficialmente, os Polos nacionais possam gerar valor acrescentado a nível europeu, tornando-se potencialmente candidatos a integrarem a Rede Europeia, após concurso(s) específico(s) a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital. Os Polos de Inovação Digital têm como objetivo estimular a adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, através do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.
Face às significativas diferenças nos níveis de digitalização, em termos regionais e setoriais, a Rede Nacional de Polos de Inovação irá nascer através da cooperação entre vários parceiros, como os Centros de Interface (CIT), os Laboratórios Colaborativos (CoLAB) ou os Clusters de competitividade, em articulação com empresas e outras entidades de I&D e inovação, contribuindo para fortalecer o Sistema Nacional de Inovação. Todas as informações sobre este regulamento em www.ani.pt