09 julho, 2020

Abertas as candidaturas ao programa de Financiamento Europeu Innovation Fund


O Innovation Fund é um dos maiores programas de financiamento a nível mundial para demonstração de tecnologias limpas em grande escala. Este programa pretende apoiar projetos que visem a neutralidade carbónica através da introdução de novas tecnologias no mercado, em 5 grandes áreas: Energias Renováveis; Captura e uso de carbono; Construção e operacionalização de captura e armazenamento de carbono; Armazenamento de energia; e Tecnologias limpas e processos inovadores para Energy-Intensive Industries. 

Sucintamente, este financiamento tem como objetivo ajudar a mitigar os riscos ligados à comercialização e demonstração destas tecnologias de larga escala, apoiando-as na entrada no mercado. Este fundo tem um montante total de 10 mil milhões de euros para investir entre 2020 e 2030 e, para projetos com potencial que ainda não estão prontos para entrar no mercado, foi criado um orçamento suplementar de 8 milhões de euros. 

A submissão de candidaturas decorre até 29 de outubro e todas as informações encontram-se disponíveis em www.ec.europa.eu.