01 maio, 2020

PT2020: Abertas as candidaturas ao I&DT em Copromoção - Parcerias Internacionais


O Sistema de Incentivos “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico” do Portugal 2020 prevê apoiar projetos de empresas em copromoção, liderados por empresas nacionais, em parceria entre empresas e instituições politécnicas, que visem o reforço da sua competitividade e inserção internacional através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental.

Este concurso pretende apoiar atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental que tenham como principal objetivo a criação de novos produtos ou a introdução de melhorias significativas em produtos, serviços, processos ou sistemas que já existam. São elegíveis dois tipos de projetos: pequenos projetos de investigação industrial e de desenvolvimento experimental de carácter mais exploratório, com um investimento total entre 200 e 300 mil euros; e, projetos de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, com um investimento total entre 800 mil e 1 milhão de euros.

Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável e reembolsável, e é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa base máxima de 25% (a qual pode ser acrescida diferentes majorações), sendo que para entidades não empresariais do sistema de I&I é aplicada uma taxa máxima de 75% das despesas elegíveis. O prazo para a submissão de candidaturas termina no dia 29 de maio de 2020. Todas as informações sobre este programa de apoio em: www.compete2020.gov.pt.