31 outubro, 2019

ReSkill: lançamento de observatório para apoiar requalificação dos trabalhadores


A CIP - Confederação Empresarial de Portugal e a Nova SBE anunciaram a criação do ReSkill, um observatório português de requalificação profissional, que tem como principal objetivo aproximar os trabalhadores das oportunidades de requalificação no mercado e ajudar a responder aos desafios da automação.

De acordo com o estudo “Automação e o Futuro do Trabalho em Portugal” desenvolvido este ano pela CIP em parceria com a consultora McKinsey Global Institute e a Nova SBE, Portugal é um dos países com maior potencial de automação, ficando apenas atrás do Japão. O mesmo estudo afirma que metade das profissões dos portugueses possui potencial de automação e estima-se que até 2030 a adoção da automação em Portugal leve à perda de 1,1 milhões de empregos, o equivalente a uma população de 4,35 milhões de trabalhadores.

A criação desta nova ferramenta quer assim aproximar a procura e a oferta de trabalho e facilitar o processo de requalificação e prevê-se que esteja disponível já a partir do próximo ano.