18 julho, 2019

Certificação e normalização são instrumentos de confiança para o mercado


Um estudo sobre a maturidade das empresas em certificação e normalização realizado pelo programa Indústria 4.0 e pela plataforma Pi4.0, coordenado pela COTEC Portugal revela que as empresas que mais utilizam normas e certificações são também aquelas que apresentam um melhor desempenho em indicadores económicos tais como o VAB - valor acrescentado bruto e as exportações.

Além disso, os sistemas de certificação e normas são instrumentos que geram eficiência e previsibilidade nos sistemas de produção e confiança nos consumidores e, em regra, o desempenho económico é mais positivo do que as empresas que o fazem em menor grau. O mesmo estudo permitiu ainda aferir o nível de desenvolvimento da gestão de processos nas empresas e conhecer o grau de utilização e conhecimento sobre sistemas de certificação e normas e assim identificar necessidades e lacunas de capacitação das empresas. 

Todavia, em Portugal, existe ainda um longo caminho a percorrer na criação de uma cultura orientada para a valorização da adoção e utilização das normas e certificações nas empresas, em particular nas empresas de menor dimensão.