24 janeiro, 2019

PT2020: candidaturas abertas a projetos conjuntos de Internacionalização das PME


O programa de apoio “Internacionalização das PME - Pequenas e Médias Empresas” - modalidade de projetos conjuntos - tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME para atuação nos mercados externos.

Os beneficiários dos apoios previstos são PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, integrados em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, que desenvolvam um programa estruturado de intervenção conjunto, nomeadamente associações empresariais, câmaras de comércio e indústria e agências regionais de promoção turística, entre outros.

São suscetíveis de apoio os projetos conjuntos de internacionalização que visem o conhecimento dos mercados externos (feiras/exposições), a prospeção e presença em mercados internacionais (prospeção e captação de novos clientes) e a dinamização de ações de promoção e marketing internacional (ações de promoção), incluindo a utilização de ferramentas web (canais digitais).

A taxa de financiamento das despesas elegíveis para este incentivo é de 50% (com exceção das despesas elegíveis da entidade promotora em que a taxa máxima de incentivo é de 85%). O valor médio máximo por uma empresa beneficiária é de 180.000 euros.

O prazo para a submissão das candidaturas termina no dia 5 de abril de 2019. Mais informações sobre este programa em www.portugal2020.pt.