19 julho, 2018

Nova linha Capitalizar 2018


No âmbito da linha Capitalizar 2018, acaba de ser disponibilizado um conjunto de instrumentos de financiamento para apoio às empresas que totaliza um montante de 3500 milhões de euros. Esta verba representa um dos maiores montantes disponíveis em termos de financiamento no sistema de garantias mútuas e de instrumentos de política económica.

As condições de acesso foram alargadas a um novo tipo de empresas que vão até aos 3000 trabalhadores, empresas que são essenciais ao processo de inovação e modernização da economia portuguesa e a empresas que são essenciais para a exportação. Muito do processo de exportação e o seu aumento está a ser realizado por PME - Pequenas e Médias Empresas mas também por MidCaps, que são empresas de média dimensão e que estão melhor posicionadas para se afirmarem nos mercados globais. Esta linha permite trazer financiamento do Banco Europeu de Investimento para a economia portuguesa, sendo distribuído pela banca que posteriormente fará chegar esse investimento às empresas.

Este financiamento resulta de um trabalho efetuado junto das instituições comunitárias e vem permitir com que a Instituição Financeira de Desenvolvimento possa funcionar como um banco de fomento. Esta alteração irá significar melhores e novos instrumentos de financiamento que não são baseados nem na alocação de fundos da União Europeia nem no Orçamento de Estado, mas sim na transmissão de financiamento das instituições internacionais para o tecido empresarial português.

Para mais informações, consultar o endereço www.portugal2020.pt.