O desafio de atrair e reter talentos está cada vez maior!
A taxa de desemprego diminuiu e a capacidade para atrair bons profissionais, num mundo cada vez mais competitivo, é determinante para o sucesso de qualquer organização. Estamos numa era em que, quando se fala de talento, já não basta ter vagas de emprego, é necessário projetar para os candidatos uma imagem positiva, para assim, os convencer. As empresas começam a competir na atração de melhores talentos, a ter necessidade de trabalhar o seu marketing e de criar estratégias através de canais de comunicação, de forma a desenvolver a sua imagem, onde, mostram as boas condições remuneratórias, as condições fantásticas que proporcionam aos seus colaboradores, o bom ambiente de trabalho, entre outros.
Employer Branding é, na maioria das vezes, responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos e tratado com políticas de marketing e políticas de benefícios e remuneração, esquecendo-se que, antes de existir uma nova contratação, existe um conjunto de colaboradores que trabalham na empresa e que vivenciam a política da empresa diariamente. Estes colaboradores usam o nome da empresa nos seus círculos ou nas redes sociais, usando a credibilidade da mesma e, influenciando, desta forma, todas as imagens passadas através do marketing e, consequentemente na decisão de um candidato.
Longe vão os dias em que a publicidade passava à frente das pessoas e, automaticamente, as pessoas compravam com os “olhos”, em que as práticas fora do comum, como salas de jogos, massagens ou aulas de yoga, eram suficientes para que a imagem da empresa fosse considerada uma referência. Aquilo que verificamos hoje, é que a nossa rede de influência não é conduzida apenas pelas boas práticas que as empresas vão usando como forma de marketing. As pessoas, em geral, têm a tendência de confiar mais na opinião das pessoas ligadas à empresa, do que no Marketing que a empresa faz. Desta forma, o maior aliado no canal de comunicação da empresa para o exterior são, sem dúvida os colaboradores!
É importante que a empresa perceba quem são os influenciadores/embaixadores e como conseguem trabalhar na atratividade da marca para trabalhar enquanto empregador de referência. Não esquecendo os ex-colaboradores que, apesar de sair da organização, ficam com uma experiência vivenciada e que poderá ser promotora do Employer Branding.
Respondendo à questão do título deste artigo, o grande diferenciador da atração de talento depende não só de campanhas de Marketing mas, também, do nível de engagement dos colaboradores que compõem a organização. Por isso, as empresas necessitam de pensar no Employer Branding de duas formas: por um lado, a forte aposta no reforço de estratégias de atração das melhores pessoas, mas por outro, na necessidade de trabalharem em permanência na retenção dos seus melhores talentos, analisando sempre as 4 dimensões da Gestão de Talento:
1. Atração - Como atraímos os melhores candidatos?
2. Vinculação - Como podemos comprometer os nossos High Potencials para que continuem motivados?
3. Desenvolvimento - Como podemos mudar o comportamento para maximizar o compromisso, o desempenho e melhorar o rendimento?
4. Desvinculação - O que podemos fazer para que os nossos ex-colaboradores continuem a ser embaixadores da nossa empresa?
Irene Ribeiro
Direção de Reçaões Humanas
Continental Mabor
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