15 março, 2018

Segurança Social: alteração dos pagamentos por Multibanco


A Segurança Social disponibiliza desde o dia 5 de março um novo serviço que permite o pagamento especial por Multibanco para as contribuições dos trabalhadores independentes, seguro social voluntário e serviço doméstico. O serviço é acessível na rede ATM Multibanco - Serviço de Pagamento Especial.

Este é o primeiro serviço da administração pública a funcionar em tempo real com a infraestrutura da SIBS - Forward Payment Solutions SA, permitindo aos contribuintes o acesso à obrigação contributiva e respetivos juros (para pagamentos em atraso), calculados no momento em que o contribuinte aceder aos ATM Multibanco. Assim, qualquer alteração efetuada no sistema da Segurança Social estará de imediato refletida na rede de ATM Multibanco.

A novidade da apresentação dos juros juntamente com a contribuição permite ao cidadão regularizar de uma só vez todos os valores no ato de pagamento pelo que deixa de ser preciso a deslocação a uma tesouraria para pagar os juros. Segundo informação da Segurança Social, este é um dos canais com forte utilização por parte dos contribuintes, correspondendo a cerca de 48% dos pagamentos de contribuições dos trabalhadores independentes, seguro social voluntário e serviço doméstico.