02 novembro, 2017

Startup Portugal: empreendedorismo com novos programas


A Startup Portugal resulta da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo do Governo para apoiar as empresas empreendedoras que, para tal, criou a RNI - Rede Nacional de Incubadoras. Com o primeiro aniversário da Startup Portugal, foi anunciada a abertura de candidaturas aos programas Semente, Vales de Incubação e Momentum, com o intuito de apoiar todas as empresas e acelerar o empreendedorismo em Portugal.

O programa Semente atribui benefícios fiscais aos investidores com relação próxima dos empreendedores, como, por exemplo, familiares e amigos. Os Vales de Incubação são destinados a empresas jovens que nasceram fora das incubadoras e com poucas capacidades financeiras. Já o programa Momentum promove a igualdade de oportunidades para os recém-licenciados empreendedores, apoiando financeiramente jovens para avançarem com as suas startups.

A RNI tem como objetivo garantir a existência de uma incubadora de referência internacional em cada um dos principais setores da economia e a oferta de incubação em todas as regiões do país, como forma de aumentar o emprego e tornar a economia mais competitiva. Conta com 135 entidades capacitadas para ajudar empreendedores a concretizar ideias de negócio ligadas, sobretudo, às tecnologias de ponta. Espalhadas por todo o território, as incubadoras da RNI estão nas regiões onde a atividade empresarial é mais dinâmica e onde existem centros de conhecimento a funcionar como aceleradores empresariais, sejam universidades, associações empresariais ou autarquias.

Os interessados poderão obter mais informações em www.startupportugal.com.