16 novembro, 2017

Formação Financiada: Candidaturas abertas!


Encontra-se aberto até dia 31 de março de 2018 o período de candidaturas para “Projetos Autónomos de Formação” com o objetivo de intensificar a formação dos ativos das empresas - empresários, gestores e técnicos para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão para encetar processos de mudança e inovação, assim como aumentar a qualificação específica dos trabalhadores em áreas relevantes para a estratégia de inovação e internacionalização das empresas.

A candidatura ao projeto de formação deve ter articulação direta com os investimentos em domínios relevantes como a inovação e transferência de tecnologia, a adoção de tecnologia no domínio da Indústria 4.0, a internacionalização ou a qualificação das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento.

São apoiados projetos de médias e grandes empresas ou de pequenas empresas multiregionais localizadas nas regiões NUTS II do Continente, Norte, Centro e Alentejo. O plano de formação deverá ter um custo total superior a 75 mil euros com duração até 24 meses, sendo elegível o custo com a consultoria associada ao desenvolvimento do diagnóstico do plano de formação. O financiamento a “fundo perdido” poderá atingir os 70%. Os encargos com a remuneração dos ativos em formação que decorram durante o período normal de trabalho são contabilizados a título de comparticipação privada, podendo concorrer, assim, para o restante financiamento. As ações de formação previstas no projeto deverão de ter duração igual ou superior a 8 horas.