05 julho, 2017

Não tem preço, mas tem valor. Há espaço para a Felicidade na sua empresa?



O conceito do American Dream é hoje conhecido e partilhado pelo mundo: trabalha-se uma vida inteira para obter a/o mulher/marido perfeita/o, os filhos, a carreira, o carro e a casa perfeitos.

A procura deste Sonho influencia tudo o que fazemos. No entanto, muitos dos que aspiram a este ideal ou que se encontram perto de o alcançar, não conseguem experienciar a sensação de felicidade pela qual tanto lutaram. As pessoas continuam a questionar-se “O que mais pode haver?”, ou como diria Peggy Lee, "Is that all there is?".

A Felicidade é uma palavra moderna, traduzida do grego eudaimonia, utilizada então para descrever uma vida boa, alcançada vivendo bem e praticando-o ao longo do tempo. O que verdadeiramente falta hoje na vida dos indivíduos é a Felicidade como Aristóteles primeiramente a concebeu. A estrutura e o modo como muitas organizações hoje trabalham é o principal motivo para esta falta de Felicidade.

Se por um lado, hoje trabalhamos mais horas, o tempo para desfrutar da vida pessoal escasseia, dando aos colaboradores menos oportunidades para procurarem novas significâncias para a sua vida. Ou seja, a importância que os indivíduos dão ao sentimento de realização no trabalho, intensificou-se, uma vez que é lá, no local de trabalho, que despendem uma valiosa porção do seu tempo.

Então pensemos, a sua empresa contribui para a Felicidade dos colaboradores? É facto que a Felicidade no trabalho está longe de depender apenas da empresa. As pessoas são diferentes e aquilo que as faz felizes é também distinto. Mas este não deve ser argumento para não instigarmos à Felicidade no trabalho. Assim sendo, conhece os seus colaboradores? Sabe o que os move? É este o único meio para despertar a verdadeira Felicidade da sua equipa. Pratica a comunicação aberta? Oferece flexibilidade? Reconhece o mérito e partilha sucessos? Dá feedback? É respeitador da vida do outro? Potencia os sorrisos?

Começamos o presente por referir que a Felicidade não tem preço, mas dá trabalho. No entanto, os ganhos são imensos. Citando Máximo Gorki “Quando o trabalho é prazer, a vida é uma alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão”.

Deitamos mãos à obra?

Sara Oliveira
Consultora-Formadora
EDIT VALUE Capital Humano