29 junho, 2017

Empresários portugueses mais otimistas


Um estudo global da Sage revela que 82% dos empresários portugueses acredita que o seu volume de negócios se vai manter ou crescer em 2017. A Sage conduziu um estudo que reuniu respostas de mais de 5.500 empresários em 20 países de todo o mundo, entre os quais Portugal, que permite analisar diversas variáveis das PME - Pequenas e Médias Empresas e dos seus dirigentes.

Entre os empresários portugueses, 54% admite sentir-se confiante com as perspetivas do seu negócio para 2017. Esta confiança justifica-se com as apostas para este ano, com 43% dos inquiridos a confirmar que o principal plano é abrir uma delegação em novos mercados (23% a nível global). A nível global, a prioridade altera-se: 35% confirma que pretende lançar um novo produto ou serviço, opção que aparece em segundo lugar para os empresários portugueses, recolhendo 35% das respostas.

Quando solicitados a identificar as principais tendências tecnológicas para os negócios em 2017, 67% dos inquiridos em Portugal identificam a Inteligência Artificial (IA), seguida de Chatbots (15%) e da tecnologia Blockchain (11%), tendências que acompanham os resultados globais.

São três os fatores que os empresários portugueses destacam como os que terão maior impacto nos negócios em 2017: demasiada burocratização e legislação por parte dos Estados (28%), acesso a financiamento (23%) e acesso aos mercados internacionais (12%). Cerca de metade dos empresários portugueses (49,1%) considera que um dos fatores económicos que terá um impacto negativo mais evidente para as suas empresas está relacionado com alterações tributárias nacionais. As taxas de juro (37%) são o segundo fator apontado com maior preocupação. Para estes empresários, a maior parte dos fatores com impacto negativo nos negócios terá repercussão principalmente sobre os consumidores (44% em Portugal, 41% a nível global), ainda que o impacto direto nos negócios não seja menos relevante (33% em Portugal, 35% a nível global).