03 maio, 2017

Como fala com as Pessoas da sua empresa?


 
 
Começo, este artigo por partilhar uma história…

Aquela grande organização tinha preparado o evento para falar das expectativas das pessoas. O evento estava programado e tudo organizado. O público já tinha chegado. Um pouco antes do seu início chega a notícia de que o CEO da organização estaria presente. Um sussurro toma conta do ambiente, porque seria a primeira vez que ele visitaria aquela unidade da empresa. A organizadora do evento estremeceu e disse-me:
- “Estou muito nervosa com a presença do nosso CEO...”
Respondi:
- “Fique tranquila. Ele é apenas uma pessoa como você e como eu...”

Pode até ser, mas sabe-se muito bem que ele representa a imagem da responsabilidade que impacta cada componente da organização. Por isso, a ansiedade era geral e o evento transformou-se num acontecimento. De repente começou o burburinho na entrada do auditório. Logo de seguida o CEO irrompe no auditório e senta-se na primeira fila. A organizadora do evento começou a falar. A sua voz tremia, mas ela manteve o controlo. Apresentou o CEO que pegou no microfone e passou a falar sobre a importância da realização daquele evento. Destacou que a organização somente era uma líder no seu segmento porque era composta por pessoas. Também afirmou que gostaria que aqueles que ali estavam a trabalhar o fizessem por livre e espontânea vontade e não porque não tivessem outra opção. O CEO continuou a falar sobre a empresa, os desafios, as vitórias e as conquistas, reafirmando a importância das pessoas nessa construção coletiva. Eu, que seria o palestrante do dia, observava tudo e concordava com aquilo que ele dizia. Por fim, ele terminou a sua intervenção. Entregou o microfone à organizadora do evento, virou-se e foi embora... Nem sequer viu que havia uma pessoa por trás do microfone. Da mesma forma que entrou, saiu. Não estendeu a mão a nenhum dos presentes. Assim que ele deixou o local parece que o evento ficou vazio. Pairava no ar uma certa perturbação. Creio que indagavam, “Será mesmo que o nosso CEO esteve aqui?” Por fim, a programação seguiu.

Se por um lado concordei com o conteúdo da intervenção do CEO, por outro lado as suas atitudes desfizeram o elo entre o discurso e a prática. As pessoas que ali estavam esperavam a atenção de um aperto de mão ou de uma saudação. Não se trata de adulação. Trata-se de respeito. Ninguém questiona o facto de o CEO ter saído do evento, porque afinal ele precisa fazer a máquina girar. Questiona-se a distância entre falar de pessoas e interagir com as pessoas. Ele representa todos, mas sem os representados que importância ele tem?

Falar de pessoas é fácil, porém agir como um simples ser humano parece ser um pouco mais difícil, embora ninguém seja mais do que isso. Por isso, se for falar de pessoas para pessoas há que falar com as pessoas. Caso contrário é melhor não aparecer...

Já pensou como fala com as pessoas da sua empresa?

Moacir Rauber
Palestrante, Coach e Escritor
www.olhemaisumavez.com.br
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