04 janeiro, 2017

Positividade no Trabalho: de que falamos?

 

Ser feliz é quase sempre um dos desejos com a entrada no novo ano. Essa busca do bem-estar e equilíbrio físico, emocional e social é também uma demanda no dia-a-dia de trabalho. Um terço das 24 horas do dia é passado no local de trabalho e por isso deve ser muito bem passado.

Esta preocupação por um ambiente de trabalho enérgico e positivo deve ser uma demanda do gestor. E porquê? Porque trabalhadores mais felizes são mais produtivos, criativos, inovadores e capazes de enfrentar adversidades.

Há quem continue a achar que estas preocupações são delírios dos recursos humanos e questões de retórica. Para estes deixamos sempre o desafio de olhar para si próprio. Tirar cinco minutos no final do dia e anotar o que contribui para que tenha sido um grande dia de trabalho. Se ainda assim não consegue identificar nada de positivo, então é porque o nível de toxicidade é elevado. E pessoas tóxicas contaminam-se a si e aos demais pelos gestos, palavras, expressões faciais e atitudes. É preciso entender o impacto que as ações individuais têm sobre o próprio e sobre os outros…

No ambiente de trabalho vivem-se momentos de interação, partilham-se emoções, de tal forma que quando um cliente ou fornecedor entra consegue aperceber-se da boa ou má disposição daquele espaço. É algo estranho de descrever mas vai-se sentindo, paira no ar! Se quem entra sente, apercebe-se, imagine quem respira 8 horas aquele ar mais carregado ou mais límpido!

Positividade no trabalho vem do sorriso do “bom dia” partilhado todas as manhãs, da preocupação demonstrada quando questionam: “precisas de ajuda?”, do otimismo contagiante do “vamos conseguir!”, do agradecimento expresso no “obrigado”, do elogio sempre que algo é bem feito, do ambiente de trabalho descontraído onde é permitido ser autêntico, da cooperação e entreajuda para cumprir o prazo, do bom convívio no momento de pausa. Desperdício de tempo e de palavras para os mais descrentes, injeções de energia para outros! No entanto, independentemente da função ou posição assumida na organização todos procuram incentivo, energia e reconhecimento.

Descobrir o que faz uma equipa sorrir e procurar incentivar esse sorriso em diferentes momentos do ano, principalmente nos momentos de maior tensão ou volume de trabalho, deve ser também um objetivo para o ano que inicia. Quer experimentar? Certamente vai ter grandes e boas surpresas!

Sandra Araújo
Gestora de Recursos Humanos
Administradora EDIT VALUE® Formação Empresarial